Posso ser aposentado especial e continuar trabalhando?

aposentados_02

Dúvidas sobre esse tema?
Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Quando a pessoa decide seguir por determinada profissão, ela geralmente faz um juramento e aceita aquele trabalho pelo resto da vida. No entanto, existe um dilema na aposentadoria, que deixa a pergunta: posso me aposentar e continuar trabalhando? Este é um assunto complexo e vamos ver em detalhes como funciona!

Imagine um médico, por exemplo, ele deixa de ser médico quando se aposenta? Na prática não, mas ele pode se aposentar e continuar trabalhando?

A resposta correta é: depende!

Veremos a seguir todas as circunstâncias possíveis onde a pessoa se aposenta e pode continuar trabalhando!

Nessa postagem você vai ver

  • Quando é proibido se aposentar e continuar trabalhando?

  • Em quais circunstâncias eu posso me aposentar e continuar trabalhando?

  • Quais as consequências de seguir trabalhando de forma irregular após a aposentadoria?

Quando é proibido se aposentar e continuar trabalhando?

A pessoa não pode se aposentar e continuar trabalhando nessas três circunstâncias:

  • Aposentadoria por incapacidade permanente (invalidez)

  • Aposentadoria do servidor público

  • Aposentadoria Especial

Veremos cada uma dessas situações.

No caso da incapacidade permanente, presume-se que se a pessoa recebe o benefício é porque ela está incapacitada de trabalhar. Por isso, no momento em que atinge a capacidade de exercer uma função remunerada, existe a perda do benefício por incapacidade.

Já o servidor público após se aposentar não pode retornar ao mesmo cargo público no qual se aposentou. Agora ele poderá fazer novo concurso se desejar e trabalhar em outro cargo.

Agora na aposentadoria especial também não é possível se aposentar e continuar trabalhando, vamos ver o porquê!

Existem algumas funções na sociedade que precisam ser executadas para manter a ordem das coisas. No entanto, elas colocam os profissionais em risco. Por isso, quem decide atuar nessas profissões têm direito à aposentadoria especial, e assim, podem se aposentar mais cedo, para ficarem menos tempo expostas ao risco.

Por exemplo, você consegue imaginar como seria a nossa sociedade sem um médico?

Essa profissão é fundamental, o médico salva vidas! No entanto, para exercer essa função, existe o risco do profissional ser infectado por vírus, bactérias e outros agentes físicos químicos e biológicos prejudiciais à saúde.

Isso ficou muito claro, quando o mundo enfrentou à Covid-19, já que, os profissionais da área da saúde foram os mais afetados pelo vírus.

Contudo, é preciso entender que a aposentadoria especial foi criada para reduzir o tempo da pessoa em um ambiente de risco, certo?

Dessa forma, não faria sentido o profissional se aposentar utilizando a aposentadoria especial e voltar a se colocar na mesma condição de risco.

Por isso, quando a pessoa se aposenta utilizando a aposentadoria especial, ela não pode voltar a atuar na mesma profissão na qual se aposentou.

Voltamos ao caso do médico!

Caso ele se aposente pela aposentadoria especial, não poderá voltar a exercer a medicina. No entanto, poderá ser empresário, ou atuar em qualquer outra profissão, que não haja ambiente de risco.

Em quais circunstâncias eu posso me aposentar e continuar trabalhando?

Agora, se o profissional ‘abrir mão’ de se aposentar pela Aposentadoria Especial, ele poderá se aposentar e continuar trabalhando na mesma profissão que se aposentou ou em qualquer outra, sem restrições.

Por exemplo, o médico que se aposentar utilizando uma das regras de transição, e converter tempo especial em tempo comum, poderá seguir trabalhando normalmente.

Outra possibilidade de se aposentar e continuar trabalhando é usar a aposentadoria especial, mas explorar novos projetos, ou seja, mudar de área de atuação.

Retomando o caso do médico, ele poderá se aposentar com a aposentadoria especial, e passar a trabalhar como empresário, corretor, advogado, vendedor, ou qualquer profissão que não o coloque no mesmo ambiente de risco.

Quais as consequências de seguir trabalhando de forma irregular após a aposentadoria?

A pessoa que se aposentar e seguir trabalhando de forma irregular, corre o risco de perder o benefício de aposentadoria. E o pior, poderá ser obrigada a devolver todos os valores que recebeu do INSS enquanto estava aposentada e seguiu trabalhando.

Por isso, é sempre importante analisar todas as possibilidades antes de se aposentar, para que você possa ter o futuro que deseja após a aposentadoria.

Espero que tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais!

Qualquer dúvida clique no botão abaixo para que possamos conversar sobre a sua aposentadoria!

Ainda com dúvidas?
Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Compartilhe:

Últimas publicações:

Recuperação de Contribuições Acima do Teto do INSS: Você pode ter uma excelente quantia em dinheiro para receber

Recuperação de Contribuições Acima do Teto do INSS: Você pode ter uma excelente quantia em dinheiro para receber

Contribuir para a previdência social é um compromisso fundamental para assegurar uma aposentadoria tranquila. No entanto, muitos contribuintes podem não…
Auxílio-deslocamento: você já ouviu falar sobre?

Auxílio-deslocamento: você já ouviu falar sobre?

O Auxílio-deslocamento é um benefício do INSS que se destina aos segurados ou dependentes que precisam passar pelo exame médico…
Você sabe qual é a função do IBPD

Você sabe qual é a função do IBPD

O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1995, que tem como…
Benefício assistencial para pessoas autistas

Benefício assistencial para pessoas autistas

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um benefício assistencial ao qual autistas de todas as idades podem ter direito.…
"Dona de casa também pode se aposentar" fato ou fake?

"Dona de casa também pode se aposentar" fato ou fake?

É importante saber que as trabalhadoras do lar que não possuem atividade formal remunerada também têm direito à aposentadoria. Embora…