O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é o extrato previdenciário no qual constam todas as contribuições já feitas pelo trabalhador. O documento pode ser obtido através do site Meu INSS.
Ocorre que nem sempre toda a vida contributiva do trabalhador está devidamente anotada no CNIS, prejudicando a solicitação de algum benefício, tendo em vista que a ausência de anotação de um contrato de trabalho ou vínculos com datas erradas, podem ocasionar o indeferimento do benefício.
Mas o que fazer nesses casos? Caso haja algum erro no CNIS, o Decreto nº 10.410/2020 determina que o segurado poderá solicitar, a qualquer tempo, a inclusão, a exclusão, a ratificação ou a retificação de suas informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, independentemente de requerimento de benefício.
Logo, é possível que o segurado conserte o CNIS antes do pedido de aposentadoria.
SAIBA MAIS: Aposentadoria: Posso receber mais do que o valor calculado pelo inss?
Agora caso o segurado note que há erros no CNIS ao solicitar a aposentadoria, além de pedir o benefício, basta pedir também o reconhecimento daquele vínculo que consta na carteira, mas que não possui contribuições ao INSS, por exemplo.
Em ambos os casos, devem ser apresentados os documentos capazes de comprovar o direito do segurado, sendo possível usar contracheques, contrato de trabalho, termo de rescisão, carteira de trabalho e até mesmo provas testemunhais quando necessário.
Quer falar com um advogado especialista no assunto? Clique no botão abaixo.