O BPC – Benefício de Prestação Continuada, é a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que, comprovadamente, não possuem meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Os benefícios do BPC e a pensão alimentícia podem ser cumulativos, desde que a renda com a pensão não o descaracterize como beneficiário do BPC.
O que isso quer dizer? O valor recebido na pensão alimentícia é considerado e somado para fins de cálculo da renda per capta na análise de critério do BPC.
Caso o valor recebido de pensão, juntamente com os demais rendimentos do grupo familiar, ultrapassem o limite de até meio salário mínimo por pessoa (alteração trazida pelo Decreto 11.016/2022), o beneficiário é descaracterizado da condição de miserabilidade (requisito para recebimento do BPC) e perde o direito ao benefício de prestação continuada.
SAIBA MAIS: BPC: quem faz parte do núcleo familiar?
Portanto, pode sim receber os dois benefícios, desde que observada a renda per capta para enquadramento nos requisitos de recebimento.
Clique no botão abaixo e fale com um advogado especialista!