É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetria, nas quais predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes, dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
O assédio pode acarretar doenças psicológicas e severos abalos emocionais, tornando indignas as condições de trabalho e que tendem a levar a ruptura traumática da relação de emprego.
Ele pode ocorrer de diversas formas, porém, as mais comuns são entre pessoas em condição de subordinação entre si e em decorrência do gênero.
SAIBA MAIS: Sofrendo assédio moral no trabalho? Saiba o que fazer
Aos gestores de empresas, cabe implementar programas de conscientização e de prevenção, assim como, canais aptos ao recebimento de denúncias e investigação sobre a efetiva ocorrência dessa prática.
Não aceite situações assim. Busque um profissional para te orientar.