O falecimento de um trabalhador é, inegavelmente, um momento muito triste e que, no contexto trabalhista, pode gerar dúvidas ao empregador e aos familiares do funcionário falecido.
É fato que surgem vários questionamento, tais como: Como fica o pagamento de verbas rescisórias? Como os familiares fazem para receber as quantias devida ao trabalhador falecido? Como a empresa deve proceder?
Pois bem, as verbas rescisórias são calculadas de forma semelhante à situação na qual o trabalhador solicita desligamento do emprego.
A empresa deve providenciar, no prazo de 10 dias, o pagamento das verbas ou pleitear a autorização de depósito judicial delas, a contar do falecimento.
SAIBA MAIS: Trabalhador faleceu: a empresa é obrigada a paga multa de 40% do FGTS?
Isso pode ser feito por meio de uma Ação de Consignação em Pagamento, pois será difícil, nesse período, que o empregador tenha certeza sobre quem são as pessoas de direito para receber os valores.
Dessa forma, além de não correr risco de ser multada, a empresa garante que o pagamento das verbas rescisórias será destinado à(s) pessoa(s) correta(s).
Quer falar com um advogado especialista no assunto? Clique no botão abaixo!