Muitas vezes os bancos cometem abusos contra aposentados e pensionistas. Por isso é preciso ficar atento aos seus direitos para saber como se posicionar caso isso aconteça com você!
Confira nessa postagem se você está sofrendo abusos de bancos sem saber!
-
Abusos que os bancos cometem contra aposentados – cartão de crédito que você não pediu;
-
Venda casada
-
Abuso dos bancos que está cada vez mais comum é a cobrança de comissão de permanência!
CARTÃO DE CRÉDITO QUE VOCÊ NÃO PEDIU
O governo federal criou o cartão de crédito consignado, também conhecido como RMC – (Reserva de Margem Consignado). Contudo, o cartão foi criado para facilitar o crédito aos aposentados. No entanto, muitas pessoas assumem dívidas vitalícias em função desse cartão.
Na teoria deveria ser descontado apenas 5% do salário do aposentado para quitar as parcelas. Mas na prática, os juros em cima de juros, fazem os aposentados se afundarem em dívidas.
Por isso, se você tiver contraído mais dívidas do que pode pagar, em função do Cartão do INSS, é recomendável que converse com um advogado. Pois, é possível resolver a situação na justiça!
VENDA CASADA
A venda casada é outra prática muito comum, infelizmente. De acordo com a Legislação a venda casada é ideal, mas ainda assim, os bancos praticam.
A venda casada acontece quando a pessoa pede determinado serviço, mas, ao mesmo tempo, é obrigada a adquirir outro em conjunto.
Assim, você paga duas vezes.
-
1- Pelo serviço que você precisa.
-
2- Serviço embutido na fatura
Os principais serviços que são empurrados para os aposentados são o seguro habitacional vinculado ao financiamento imobiliário. E também os seguros do Cartão de Crédito.
Dessa forma, preste atenção, pois a história é sempre a mesma. Quando você vai fazer um financiamento para comprar a sua casa, o banco costuma te levar a crer que o seguro é obrigatório. Assim você paga por anos por um serviço que não queria.
Outra forma comum do banco ‘passar a perna’ é afirmando que você deve contratar o seguro do cartão de crédito. Esse serviço não é obrigatório. Por tanto, você não precisa contratar!
As duas situações caracterizam a venda casa!
Caso isso aconteça esteja acontecendo com você é aconselhável conversar com um advogado especialista. Pois, na justiça é possível não só parar com os pagamentos, bem como, recuperar tudo que você já pagou.
COBRANÇA DE COMISSÃO DE PERMANÊNCIA!
Assim, a comissão de permanência é uma taxa cobrada pelo atraso no pagamento do empréstimo ou financiamento.
Então, só pode ser aplicada no momento em que o devedor está em inadimplência. Ou seja, em atraso com as suas obrigações do contrato.
Porém, o Banco geralmente não informa sobre essa taxa para o consumidor. Assim, é comum, inclusive que os bancos cobram essa taxa mesmo sem a pessoa estar inadimplente.
Outra questão é que a pessoa pode estar devendo por culpa do banco. Quando isso acontece a comissão de permanência também não deve ser cobrada.
Contudo, caso isso aconteça com você também é possível recuperar o prejuízo na via judicial!
Espero que você tenha gostado desta postagem. Continue acompanhando a gente no blog e nas redes sociais.