Apesar de ser cada vez menos frequente, esse tipo de falha do caixa eletrônico gera muita preocupação e apreensão.
Quando ocorrer, a primeira providência é verificar se o dinheiro foi debitado da conta e, caso não tenha sido, não há qualquer problema.
No entanto, se o valor foi descontado da sua conta e o dinheiro não saiu, o problema é um pouco mais grave e exige que seja feita uma reclamação formal.
Quando o caixa eletrônico está dentro de uma agência bancária, em horário de atendimento, você pode procurar um atendente e informar o ocorrido facilmente. Se for preciso, pode pedir ajuda a um dos vigias ou atendentes.
Caso o caixa estiver fora de uma agência, ou se você está fazendo o saque fora do horário de atendimento dos bancos, não conseguirá falar diretamente com um atendente, então o melhor é ligar imediatamente para o número de atendimento ao cliente do banco e fazer uma reclamação. O número do banco consta no verso do cartão.
Lembre-se de anotar o nome do atendente, o horário da ligação e o número de protocolo para garantir que a reclamação foi feita logo após o erro com a máquina.
Caso o problema não seja solucionado de imediato, recomenda-se que seja protocolada reclamação diretamente junto ao Banco Central por meio do telefone: 0800 979 2345.
Além disso, não se esqueça de registrar a ocorrência constando todos os dados do cliente, data, endereço do local do caixa e valores envolvidos, de modo que sirva de respaldo para eventual medida judicial necessária.
Importante: segundo o Decreto nº 6523/2008 da Febraban, os bancos tem o prazo de até 5 dias úteis para solucionar o problema e devolver o dinheiro para o cliente.
Após esse prazo o cliente deve contratar um advogado.
Passou por essa situação, fale com um especialista no botão abaixo.