O Cartão Reserva de Margem Consignável (RMC) em teoria foi criado para incentivar os aposentados, pensionistas e servidores públicos tanto civis quanto militares, a terem o crédito aprovado de forma mais fácil. Mas, o “benefício” que parecia ser uma novidade positiva, tornou-se um terror para muitos aposentados, capaz de gerar superendividados, alguns, inclusive, contendo dívidas vitalícias. Leia a postagem para entender o que é o Cartão RMC e porque é preciso ter cuidado com ele.
Nesse post você vai ver
-
O que é o cartão RMC?
-
Por que algumas pessoas ficam superendividadas com o cartão RMC?
-
Quais os cuidados na hora de adquirir o cartão RMC?
-
Como agir caso tenha se tornado um superendividado em função dos juros abusivos?
Sumário
O que é o cartão RMC?
O cartão da Reserva de Margem Consignável (RMC) é uma consignação utilizada para o pagamento do crédito, com desconto automático direto na conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício do INSS.
Dessa forma, a pessoa que possui o cartão poderá ter esse desconto todos os meses em cima do valor do benefício, na quantia de até 5% da renda líquida. Assim, utilizando ou não o cartão, este valor pode ser descontado, em função das taxas, como por exemplo a anuidade.
Por que algumas pessoas ficam superendividadas com o cartão RMC?
Primeiramente é preciso entender que com o cartão RMC, assim como, em outros empréstimos, os valores da fatura são descontados diretamente da folha de pagamento do aposentado, pensionista ou servidor público.
Agora precisamos voltar um pouco no tempo para compreender o grande problema do Cartão RMC. Na década em que o sistema foi criado o regime de retenção era de 10% em cima dos 30% passíveis de serem consignados.
Porém, em 2015 as coisas mudaram, com a aprovação da MP n. 681, o aposentado, pensionista e servidor público (civil ou militar) que passasse a optar por ter o cartão de crédito consignado comprometeria 5% de sua margem, ficando assim, com os 30% livres para empréstimos.
Dessa forma, o limite consignado aumentou para 35%. Nesse cenário, a taxa de aposentados superendividados começou a crescer cada vez mais no país.
Além disso, os bancos e instituições financeiras, que possuem as informações bancárias dos contribuintes, muitas vezes, realizam ações ilegais, como fornecimento do cartão RMC, sem que a pessoa solicite.
É muito comum, inclusive, que o aposentado, pensionista ou servidor público vá ao banco em busca de um empréstimo e seja instruído a adquirir o Cartão RMC, sem nem ao menos ser apresentado às outras opções, e sem entender a respeito dos juros e das taxas que paga mesmo sem usar o cartão.
Diferente de um empréstimo comum, com o cartão RMC, mesmo a pessoa pagando a parcela todos os meses, pode acontecer da dívida nunca reduzir, pelo contrário, só aumentar devido aos juros e taxas.
Quais os cuidados na hora de adquirir o cartão RMC?
Conforme vimos o cartão RMC é perigoso e por isso é preciso ter o máximo de atenção na hora de fazer essa opção.
O primeiro passo é entender que o RMC é um cartão de crédito com desconto na folha de pagamento, ele não é um empréstimo ou um cartão de crédito comum.
Por isso, caso necessite de um empréstimo avalie com cuidado todas as opções, pois existem formas muito mais seguras e econômicas de obter a quantia desejada.
Agora, se deseja um cartão de crédito, da mesma forma, avalie as outras opções de cartão, em que não existe desconto direto na folha e os juros e taxas são mais baixos.
O segundo passo é ter em mente como funcionam os juros e as taxas do cartão RMC, para que não seja surpreendido com um valor que não esperava na folha de pagamento.
Agora, se você já optou pelo cartão RMC e se tornou um superendividado, o que fazer? É isso que veremos no próximo tópico.
Como agir caso tenha se tornado um superendividado em função dos juros abusivos?
Caso tenha se tornado um superendividado, ou seja, uma pessoa que tem mais de 50% da sua renda comprometida com dívidas, em função do cartão RMC, saiba que você não está sozinho, pois, o país possui cerca de 30 milhões de superendividados e este número não para de crescer. Parte dessas pessoas entrou nessa situação em função dos juros abusivos.
A boa notícia é que é possível ‘virar o jogo’ e voltar a ter tranquilidade financeira. As dívidas podem ocasionar estresse, ansiedade e até mesmo quadros de depressão que levam a medidas extremas. Contudo, se você ficou superendividado por causa dos juros abusivos o seu caso pode ser solucionado.
Para isso é necessário conversar com um advogado especialista em Direito Bancário, com experiência nesse tipo de situação. O profissional vai avaliar a sua situação, muitas vezes a pessoa está pagando por uma dívida que já foi paga há muito tempo, assim, é possível acabar com a dívida, e em alguns casos até mesmo receber uma indenização pelos danos causados.
Por isso, se você utiliza o cartão RMC, está superendividado e deseja resolver a situação, clique no botão abaixo e converse comigo, juntos podemos buscar a melhor solução para o seu problema.