Os acidentes de trajeto ocorrem quando o trabalhador se acidenta durante o deslocamento de sua residência para o local de trabalho ou vice-versa. De acordo com a legislação brasileira, esses acidentes são equiparados a acidentes de trabalho, e, portanto, os trabalhadores têm direito a determinados benefícios.
O primeiro direito é o de receber auxílio-doença acidentário, que é um benefício pago pelo INSS ao trabalhador que ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias em decorrência do acidente de trajeto. Além disso, o trabalhador tem direito a estabilidade provisória de 12 meses após o retorno ao trabalho, ou seja, ele não pode ser demitido sem justa causa durante esse período.
SAIBA MAIS: Trabalhador não pode ter o benefício negado porque o patrão não pagou o INSS
Cabe ressaltar que o trabalhador também tem direito à estabilidade provisória em caso de acidente de trabalho típico (ocorrido dentro do ambiente de trabalho) e doenças ocupacionais. Além disso, é importante que o empregador ofereça condições seguras de transporte aos trabalhadores, e, em caso de acidente de trajeto, deve comunicar imediatamente ao INSS e providenciar os benefícios devidos ao trabalhador acidentado.
É recomendável procurar um advogado especializado em direito do trabalho para obter orientação jurídica sobre seus direitos. Clique no botão abaixo.